Imagem capa - Qual a diferença entre ensaio, álbum e book?   por Eduardo Delux
Dicas

Qual a diferença entre ensaio, álbum e book?

Saiba diferenciar estes serviços na hora de conversar com seu fotógrafo!


Ensaio:

Claro que você sabe o que é um ensaio. Mas muitas pessoas não entendem este conceito! 

Ensaio fotográfico é uma sessão fotográfica que todo mundo pode fazer, seja para registrar um momento, uma data especial, uma fase que esteja vivendo ou até mesmo para registrar sua beleza e aumentar a autoestima, ou por qualquer outro motivo que achar que mereça ser registrado. Assim, podemos contar uma história por meio do ensaio fotográfico e perpetuar este momento.








Álbum:

Parece simples né? Mas você sabe a função de um álbum?

 O álbum é um conjunto de fotografias que, agrupadas, contam histórias. Não basta apenas escolher cores e elementos gráficos para montá-lo, porque a principal função do álbum é contar histórias através das fotos e organizá-las, de forma que possam ser apreciadas por muitos e muitos anos.


Existem 2 tipos de álbuns fotográficos.


1:  Álbum com fotografias impressas, “reveladas”


Este tipo de álbum é utilizado até hoje por alguns fotógrafos. É feito com fotos “reveladas” e ampliadas em papel fotográfico, geralmente colocado 2 fotos: uma de costas para a outra, dentro de um “plastiquinho”, de forma que represente uma página.

Você deve ter um deste em casa. Olhe aí na sua gaveta ou dentro do seu guarda-roupas, é lá que eles costumam ficar! Se não encontrar, algum parente próximo de você, com certeza, tem!






2: Álbum Digital

O álbum digital “Encadernado” é de mais fácil aceitação para as noivas.

Suas páginas são impressas em um processo químico que garante uma excelente qualidade, além de ser montado manualmente; agregando maior valor ao álbum.





Book

O book é um conjunto de fotos impressas, colocadas em pastas (portfólio), e é mais utilizado em agências de modelos e publicidade.

Se você é modelo, ator ou trabalha com sua imagem, o book é o mais indicado para a entrega em agências publicitárias e  agências de modelos.





Gostou? 

Compartilhe este post!