Raíssa e o Caçador
CASAMENTO ESCOCÊS | CELEBRAÇÃO E TRADIÇÃO
Mundialmente conhecida como a “Terra o Uísque”, a Escócia é caracterizada por uma paisagem repleta de castelos e palácios com arquitetura medieval, a lenda do monstro do lago Ness, os tradicionais concertos de gaita de fole e, claro, o consumo do referido destilado feito à base de grãos.
Com isso, muitos casamentos escoceses seguem a risca as tradições, o que torna tudo muito romântico. Ilustram esta postagem fotos de casamentos escoceses e do filme “O Melhor Amigo da Noiva”.
Desde o século XIX, o kilt, saiote masculino de estampa xadrez e pregueado na parte de trás feito de metros e metros de tecido dobrado e costurado em padrões antigos, é oficialmente considerado um dos símbolos de identidade nacional escocesa, sendo utilizado tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais e eventos formais, incluindo casamentos.
O traje é praticamente obrigatório tanto para o noivo quanto para os demais personagens de destaque no matrimônio: padrinhos, pai dos noivos e convidados mais íntimos.
O noivo veste um kilt tradicional e, como ele não tem bolso, usa-se "sporran", uma bolsa de couro para carregar dinheiro. Os escoceses fumam muito então os homens do casamento também usam para carregar tabaco e isqueiro.
Além disso, é tradição que o homem tenha uma "skian dubh" (skee-ann doo), o que é traduzido literalmente por uma faca escura, uma lâmina pequena com uma alça decorativa, enfiada na meia.
Cada kilt tem uma estampa chamada “tartan”. Tradicionalmente, cada clã escocês tem seu próprio tartan. Os ushers, o padrinho e o noivo usaram a mesma estampa para o casamento.
Talvez a característica mais marcante de um casamento escocês sejam as vestimentas em xadrez. A noiva veste-se completamente com essa estampa ou usa uma faixa sobre o vestido branco.
Os casamentos tradicionalmente são nas terras escocesas, mas muitos escolhem fazê-los em locais históricos, desde os castelos mantidos imaculadamente até as antigas igrejas.
As madrinhas (bridesmaid) e os padrinhos (groomsmen) possuem grande importância na organização do casamento, mas somente o bestmen (padrinho principal) fica ao lado do noivo no altar.
Os groomsmen são chamados de ushers (anfitriões) e tem o papel de recepcionar todos os convidados na igreja, organizar a entrega dos programas e fazer com que todos saibam onde tem que se sentar (convidados da noiva de um lado e do noivo do outro).
Ao considerar um casamento escocês, são as tradições que fazem dele tão culturalmente importante e especial. Por exemplo, a noiva e o noivo são adornados com urze branca para boa sorte, e o casal deve trocar anéis com a inscrição "Tha gaol agam ort", que significa "Eu te amo" em gaélico.
Uma das tradições é a que as alianças passem de mão em mão, entre os convidados, para “absorver” todas as boas energias e votos de felicidade ao casal. Ao serem declarados casados, os noivos também devem juntar duas faixas de lã com um nó, representando a união entre duas famílias.
Texto Retirado do Blog: Acessória Lidiane Fileles